sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Romney ataca Gingrich


Parece que com este anúncio pago por apoiantes de Romney a campanha entre os dois favoritos republicanos vai aquecer. Num momento em que já não parece possível uma alteração de fundo nos candidatos mais fortes, parece sensato pensar que ou Romney ou Gingrich irão receber a nomeação republicana às presidenciais de 2012.
Como já tinhamos vindo a referir neste blog, Romney tem mantido ao longo da campanha uma postura mais conservadora e defensiva, evitando entrar em polémicas. Até este momento parecia que esta poderia ser a estratégia mais acertada. Romney tinha resistido muito bem à emergência e queda de diversos candidatos como Bachmann, Perry e Cain. Com o escândalo que arruinou a campanha de Cain assistimos à ascenção de um velho player republicano, Newt Gingrich, que no espaço de duas semanas tomou a liderança nas sondagens, não só para o Iowa, mas para os principais estados em disputa.
Este anúncio pode demonstrar uma mudança de atitude de Romney perante a campanha, mas também a assunção de que Gingrich é uma verdadeira ameaça. De sublinhar a tentativa de Romney colar Gingrich à estratégia de Obama e de o encostar ao establishment de Washington, temas sempre muito caros ao coração de qualquer republicano que se preze.

Filipe Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário