quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Nader "republicano" de 2012?

Ainda é cedo para saber se Gary Johnson, antigo Governador Republicano do Estado do Novo México, vai causar mossa, uma vez que está à beira de abdicar da corrida do GOP, no qual apenas se apresenta em alguns Estados, nestas primárias, e sem qualquer expressão, para apresentar-se como o candidato do Partido Libertário.

Johnson sente-se marginalizado pela máquina do GOP e aposta em ser o primeiro candidato do Partido Libertário a ganhar uma eleição num Estado, no caso, o Novo México - um estado crucial, uma vez que é um swing state (neste Estado, Al Gore ganhou a W. Bush em 2000; W. Bush ganhou a Kerry em 2004; Obama ganhou a McCain em 2008).

E esta candidatura, por uma formação sem grande expressão pode revelar-se comprometedora na decisão final, pois já se percebeu que o vencedor das eleições de 2012 não obterá grande folga, razão pela qual todos os votos contam, em especial em Estados em que não há um vencedor antecipado.

Se dúvidas houvessem quanto ao perigo deste tipo de candidatura, no caso para os Republicanos, basta recordar como Ralph Nader, em 2000, pelo Partido Verde, foi fatal para as aspirações de Al Gore, que perdeu por escassa margem na Florida e, assim, permitiu o triunfo de George W. Bush.
CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário