segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Paul passa para a frente no Iowa e Gingrich cai a pique

The Public Policy Polling telephone survey of 597 likely Republican caucus voters in Iowa found Paul, a congressman from Texas, leading with 23 percent of the vote, followed by 20 percent for former MassachusettsGovernor Mitt Romney and 14 percent for Gingrich.


"Newt Gingrich's campaign is rapidly imploding and Gingrich has now seen a big drop in his Iowa standing two weeks in a row," the polling firm, which is affiliated with the Democratic Party, said in a statement.

Estas primárias Republicanas estão a ser uma verdadeira ceifeira de candidatos antes de qualquer opção. O experiente Gingrich, que esteve em ascensão até há uma semana, de um momento para o outro, e depois de uns ataques à sua vida privada (casou-se três vezes), ao mesmo tempo que o Partido não apreciava a sua subida, pelo risco que representa para o GOP (candidato incontrolável), encontra-se em queda livre. Já o surpreendente Herman Cain também caiu, e desistiu, por questões da sua vida pessoal (alegado assédio sexual).

No Iowa, onde Newt era vencedor inquestionável, passa, de acordo com a recente sondagem, a derrotado claro. Ron Paul, o candidato exótico - o homem tanto tem propostas de agrado aos grandes capitalistas como aos contestatários de Wall Street -, passa para a frente no caucus de 3 de Janeiro.

Para já, além de ser um triunfo de Paul, é uma boa notícia para Romney, que continua, apesar de todas estes acontecimentos, a ser o candidato com mais força. A ver o que se passa nos próximos dias, mas hoje passei a ter uma interpretação igual à do Filipe Ferreira e do Nuno, Romney é o candidato mais forte.

Apesar de serem figuras pouco entusiasmantes, não se pode negar a vivacidade desta disputa, ainda que o ânimo da corrida não seja, sempre, pelas opções políticas mas devido aos trajectos pessoais.
CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário