segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O regresso dos Bush?

Não há discurso de Newt Gingrich que Ronald Reagan não seja citado. O apoio dado ao ex Speaker pelo filho adoptivo do antigo Presidente, Michael Reagan, vem reforçar esta causa, de Gingrich se apropriar da herança política de Reagan. Um Presidente ainda muito marcante em várias camadas da população.

Outro dos importantes clans Republicanos, os Bush, que nunca tiveram grandes simpatias, e corre a tese de George H. Bush considera que Gingrich foi um dos contribuintes directos para a sua derrota em 1992, frente a Bill Clinton, não morrem de amores pelo vencedor da primária da Carolina do Sul.

Assim, face à derrota de Romney, que chegou a ter mais de 20 pontos de vantagem na Carolina do Sul, a Flórida surge como um novo campo de importantes decisões. Ganhando Romney, a retoma do caminho das vitórias está assegurada, por que a eleição seguinte é segura, no muito populado por mórmons Estado do Nevada, mas se Romney perder para Gingrich, este afirma a sua candidatura, num dos mais importantes e decisivos Estados, a Flórida, e a candidatura de Romney pode sofrer um rombo inesperado.

É nesta equação, da relevância da Flórida, que a família Bush tem importância, nomeadamente Jeb, ex-Governador do Estado e apontado como um possível Vice de Romney. Jeb está bem visto na Flórida e tem uma capacidade, que Romney não tem, de penetrar no voto hispânico, importante neste Estado (como noutros Estados do Sul), além de ser um nome de peso e que reforça, sem dúvida, a candidatura do ex-Governador do Massachusetts.

Aguarda-se o aparecimento de Jeb, enquanto é evidente a subida de Gingrich.
CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário