domingo, 8 de janeiro de 2012

Debate New Hampshire ABC/Yahoo: Romney all the way!



Mitt Romney deve ser mesmo um homem com sorte. Após uma inesperada vitória num estdo ultra-conservador, e depois de uma semana em que foi alvo de forte escrutínio por parte dos outros candidatos, esperava-se um debate em que este tivesse de resistir a ataques vindos de todas as direcções. O que aconteceu foi uma história totalmente diferente. Desde o início que Romney passou entre os pingos da chuva, limitando-se a observar os seus adversários a degladiarem-se entre si, especialmente Paul e Gingrich. Sem dúvida que estes ataques deram bons momentos televisivos, especialmente a parte da experiência militar, em que Paul conseguiu uma forte ovação do público. Santorum e Huntsman ainda tentaram atacar Romney com o seu passado no sector privado e como governador, mas não passaram disso mesmo... de tentativas.
Quando se entrou na segunda parte do debate, em que as questões sociais estavam em discussão, os entrevistadores cometeram um erro. Carregaram em força contra Romney numa questão em que todos estavam de acordo e sob a liderança de Gingrich, os candidatos cavalgaram a onda da diferença de tratamento por parte dos media em relação aos republicanos e em relação a assuntos religiosos. Perry chegou mesmo a dizer que Obama tinha começado uma guerra contra a religião nos EUA. Quando se falou na política externa cedo se comprovou que os holofotes estavam em cima de Paul, que tem ideias muito diferentes dos seus parceiros republicanos. As suas ideis de redução do Estado, e em particular das forças armadas foram dizimadas pelos restantes candidatos. Já Perry, em mais um momento que irá ser gozado até à exaustão pelos comediantes americanos,  defendeu a volta dos militares dos EUA ao Iraque! Perry no seu melhor...
Muito ainda se poderia dizer, mas este debate correu muito bem para Romney, que não precisou de se debater com grandes ataques, deixando-o assim livre para discorrer com tranquilidade sobre as principais ideias da sua campanha: economia, economia e economia.
O debate de hoje será necessariamente muito diferente e Romney deverá ser o principal alvo de todos. A sorte não pode durar para sempre.

Filipe Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário