terça-feira, 3 de janeiro de 2012

E hoje também arranca a primária dos Democratas



Como o Filipe destaca, o Estado do Iowa é um dos mais disputados na eleição presidencial e 2008 foi uma excepção, na vantagem que Obama teve sobre John McCain.

No próximo dia 6 de Novembro, a disputa do Iowa volta a estar em causa e os Democratas sabem que este Estado não representa uma vitória adquirida.

Apesar do destaque do dia ser dos Republicanos, como é natural, os Democratas também começam hoje com a sua primária, na qual apenas Obama é o único concorrente. Porém, estas primárias Democratas estão feitas a pensar exclusivamente em Novembro, ao contrário dos Republicanos, e os partidários de Obama não podem deixar espaço de manobra aos adversários, que apesar de guerrearem entre si não perdem oportunidade de condenar a actual Administração.

Logo, quando conhecermos os resultados das primárias, vale a pena comparar com os resultados de há quatro anos, pois tudo indica que Romney não será capaz de passar os 25% que obteve na anterior eleição, ou seja, o eleitorado será o mesmo. E isto pode significar, caso Romney seja o adversário de Obama, uma vantagem do candidato Democrata neste Estado.

Por outro lado, será que Santorum vai beneficiar do apoio dos anteriores eleitores de Mike Hackabee? O antigo candidato Republicano que tem um destaque no site de Santorum, com uma frase que diz tudo: "I adore Rick Santorum's conviction. " - Governor Mike Huckabee.

Sem comentários:

Enviar um comentário