domingo, 22 de janeiro de 2012

Irá Santorum abdicar para Gingrich?

Ainda falta apurar o resultado final e a CNN receou declarar o vencedor da noite, mas Gingrich tem uma vantagem confortável em relação a Romney, conforme os primeiros números indicam (35% - 26%).

Ainda não se sabe quem fica em terceiro, se Paul ou Santorum, no entanto, num terreno, a priori, favorável para Santorum, o seu resultado está muito distante do resultado que devia obter e se ficar em quarto a derrota é pesada.

Com a vitória de hoje, Gingrich ganha fôlego e adia a decisão de Romney consagrar-se como vencedor. Porém, o resultado de hoje pode contagiar o resultado da Flórida, do próximo dia 31 de Janeiro. Eleição na qual Romney está em vantagem. Porém, nove dias é muito tempo e é precisamente neste período que pode surgir a desistência de Santorum em favor de Gingrich, tal como fez Perry nesta semana. Gingrich pode somar mais uns apoios e continuar a valorizar a sua candidatura, por oposição à de Romney, como a verdadeira candidatura conservadora.

Outro factor a não desconsiderar, nos próximos dias, é a campanha na Flórida, na qual pode surgir Jeb Bush, ex-Governador deste Estado, que começa a ser referido como um nome forte para a dupla com Romney frente a Obama.

Certo, para já, é o recuperar de fôlego de Gingrich e o animar de uma corrida que parecia acabar hoje, caso Romney ganhasse a Carolina do Sul.
CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário