segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Romney começa a disputar a classe média a Obama


Estas eleições presidenciais decidem-se por causa das questões económicas e, nesta matéria, o eleitorado mais preponderante é o da classe média, ao contrário das questões de política externa, que afeta todo o eleitorado, independentemente da sua condição. O orgulho não escolhe classe, toca a todas as Almas, o mesmo não se poderá dizer em termos económicos.

Obama sabe que parte significativa da classe média é, tradicionalmente, pró Democrata, porém, como os Democratas já perceberam, e face à situação económica existente, parte deste eleitorado está desmotivado com a presente Administração.

A campanha Republicana demonstra estar atenta à campanha do opositor, que nos últimos dias tem centrado a mensagem dirigida à classe média, como deve - pois é essencial para a revalidação do mandato de Obama. Os Republicanos não perderam tempo e atacam um eleitorado que atravessa dificuldades e está interessado em quem lhe apresente uma mensagem de melhoria no futuro imediato.

É evidente que os factos apresentados pela candidatura de Mitt Romney ignoram o contexto atual, como se fosse possível inverter a situação económica dos EUA sem uma mudança do quadro económico mundial, em especial o europeu, que está a prejudicar uma recuperação económica forte dos EUA. Porém, as campanhas, de modo geral, tendem a desconsiderar o enquadramento.

Face a este contra-ataque Republicano e para desmontar esta campanha os Democratas terão de voltar a tocar a tecla da política fiscal, dado que nesta matéria a classe média identifica-se mais com o modelo Democrata do que no modelo Republicano.

CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário