terça-feira, 7 de agosto de 2012

Clinton fará um dos discursos mais aguardados

President Bill Clinton’s Convention Speech Will Remind Party of Good Old Days

À medida que se vão conhecendo os oradores das duas Convenções, e dispensando-se o óbvio: os dois principais discursos são os dos candidatos a Presidente, outros convidados há que, pelo seu percurso, importância e peso político na arena política norte-americana, têm grande destaque. Bill Clinton, no campo Democrata, é um dos nomes incontornáveis e, por isso mesmo, o seu discurso em Charlotte, é dos mais aguardados.

Mesmo com polémicas bem conhecidas à mistura, Clinton foi o Presidente norte-americano mais bem sucedido das últimas décadas e, procurando contrariar as leituras que os Republicanos apresentam, foi com uma Administração Democrata, a de Clinton, que os EUA tiveram um crescimento assinalável, fruto de um conjunto de políticas bem estruturadas e implemantadas. E que esta Administração também tem vindo a adoptar.

Provavelmente, Clinton fará um discurso pedagógico, no sentido de explicar por que não está a economia a ter o sucesso de outros tempos, apesar de não ter um quadro tão negro como os Republicanos estão a pintar, e muito pior estaria se não fosse uma Administração Democrata a liderar. Por outro lado, e como é típico nos EUA, deverá ter, também, uma componente emotiva, fazendo desta eleição uma causa patriótica.

São conhecidas as poucas amizades pessoais entre Clinton e Obama, algo atenuado nos últimos anos, fruto da presença de Hillary na Administração, com um mandato assinalável. Mas a luta trava-se a dois e Bill Clinton irá indicar o porquê de ser tão importante renovar o mandato de Obama. Deve ser um discurso que vai marcar esta Convenção Democrata, até porque Clinton gosta sempre de deixar a sua marca pessoal.

Clinton é um dos políticos Democratas mais apreciados, teve dois mandatos de sucesso, e a sua palavra ainda conta para muitos eleitores.

CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário