quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Santorum ganha na ala mais conservadora


Rick Santorum teve uma terça-feira perfeita. Ganhou as três eleições em disputa (Colorado, Minnesota e Missouri), face a resultados muito fracos de Mitt Romney e de Newt Gingrich.

Se Gingrich parece ter perdido o fôlego, (re)conquistado na vitória da Carolina do Sul (21 de Janeiro), depois desbaratado na Flórida (31 de Janeiro), Romney volta a demonstrar que não entra no eleitorado mais conservador.

A campanha suja da Flórida parece ter deixado marcas e o candidato que mais lutou para se demarcar desse tipo de campanha foi Santorum. Beneficiou e está a procurar surgir, depois do declínio de Gingrich, como o grande candidato Conservador, face ao candidato com contornos mais liberais de Romney.

Santorum teve a infelicidade de não ter sido dado como vencedor no Iowa, vitória reconhecida dias depois do caucus, e a sensação de triunfo de Romney na primeira eleição acabou por o projectar. Agora, Santorum corre atrás do prejuízo, da primeira imagem, de vencedor. No entanto, Romney continua a ser o grande favorito, mas quanto mais se avança nas primárias Republicanas, menos Obama é o alvo, o que permite ao Presidente fazer o seu percurso à vontade, e os candidatos republicanos apresentam as suas fragilidades e qualquer um dos concorrentes evidencia não conseguir recolher um entusiasmo consensual no eleitorado Republicano.
CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário