sábado, 11 de fevereiro de 2012

Santorum em alta - GOP em baixa?



Como o Carlos já tinha afirmado, as recentes vitórias de Santorum e a aparente queda nos números de Gingrich alteraram o panorama das primárias republicanas. Os fracos resultados do frontrunner Romney em estados mais conservadores vão inevitavelmente ter como resultado uma viragem à direita, ganhando mais relevância assuntos ligados à chamada direita dos valores. Isso é muito mau para Romney, mas acima de tudo para os republicanos que vão ter de enfrentar um Obama a subir nas sondagens, ajudado por indicadores económicos que dão sinais de melhorias.
A grande força de Romney sempre foi o seu apelo a eleitores moderados e independentes, O seu perfil de homem de negócios que vai endireitar a economia era um grande trunfo contra o aparente insucesso das Obamanomics que não impediram o aumento do número de desempregados nos EUA. Os resultados nas últimas três primárias vieram provar que a base republicana não está convencida das credenciais conservadoras de Romney, e que desejam que na campanha sejam abordados assuntos que vão desde o aborto até à religião. E é aqui que Santorum está no seu elemento natural...
Romney, como se provou nos últimos dias no CPAC 2012, tem de virar à direita e provar que é tão ou mais conservador de que os outros candidatos. Pode até ser que para as primárias republicanas esta estratégia resulte, ainda para mais sendo o candidato com uma melhor organização e com mais fundos, mas estas acções terão consequências. Neste período crítico para a definição dos candidatos a nível nacional, Romney já não será mais um pragmático homem de negócios republicano que vai curar a economia, mas será mais um candidato do GOP com uma plataforma conservadora, e isso assusta os moderados e os independentes.
Esta viragem na campanha não me parece boa para o GOP. Veremos...

Filipe Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário