O périplo que Romney está a fazer nestes dias pela a Europa e Médio Oriente não terá nenhum impacto no eleitorado norte-americano, mas o primeiro dos três Estados a visitar, o Reino Unido, que é tão só o mais forte aliado dos EUA, está a correr de modo péssimo ao candidato Republicano.
Primeiro, encontrou-se com o líder do Labour, Ed Miliband. Perante a imprensa Romney não soube dizer o nome do seu anfitrião, que tratou por "Mr. Leader". No encontro com o Primeiro-Ministro, David Cameron, Romney foi deselegante e recebeu uma resposta à altura do governante britânico.
Romney esteve na organização dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Salt Lake City, e disse que a organização destas Olimpíadas, em Londres, ficavam muito a desejar. Cameron não se ficou e disse que estes Jogos Olímpicos realizam-se numa das cidades com maior ritmo no mundo, mas reconhecia ser mais fácil organizar um evento desta dimensão no nada, aludindo, entrelinhas, a Salt Lake City.
Em suma, a prestação de Romney em Londres foi um desastre. O que revela muito da sua fragilidade como candidato em matérias essenciais, como a política externa. O insulto banal não é próprio de um Estadista, muito menos na casa de um grande aliado.
CMC
Sem comentários:
Enviar um comentário