domingo, 11 de março de 2012

Romney: Que estratégia sulista? Aguentar!



Embora Romney tenha conseguido o maior número de vitórias na super terça-feira, falhou naquilo que era essencial: não deu o golpe final em nenhum dos seus opositores e ainda viu Santorum ganhar algum fôlego.
O dia de ontem foi marcado pela vitória de Santorum no Kansas, por 51%, mas Romney passou ao lado dessa campanha e está a apostar em ser competitivo nos estados do Sul que, em teoria, lhe são muito adversos. O super-PAC que o apoia está a atacar em força Santorum, como o ilustra esta foto de um info-mail que foi enviado para os eleitores no Alabama.
Não acredito que Romney possa ter grande sucesso nos estados do Sul, muito mais próximos das posições de candidatos como Gingrich e Santorum. Penso que a estratégia de Romney passa por aproveitar a divisão do eleitorado conservador entre os outros dois candidatos e ter resultados no Sul que lhe permita chegar a estados mais importantes como o Illinois em condições de os vencer. Romney terá de fazer campanha para não ser relegado para a terceira posição nos estados do Sul e assim permitir que Gingrich e Santorum, especialmente este, ganhem momentum numa altura tão crucial da campanha. A estratégia é arriscada, mas Romney tem o dinheiro e a organização que lhe permitem aplicá-la no terreno. Até lá... a campanha vai endurecer muito.

Filipe Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário