domingo, 18 de março de 2012

Paul para VP?



Os boatos já não são de agora, mas a actual situação de impasse nas primárias republicanas, com Romney a não conseguir impor-se de uma forma clara a Santorum, vem revivar a boa relação daquele com Ron Paul.
Quem viu a maior parte dos debates notou certamente que em raríssimas ocasiões Paul atacava Romney. Pelo contrário, em diversas vezes foi este que defendeu Romney dos ataques dos outros candidatos. Se Romney confirmar o seu estatuto de frontrunner, a dificuldade deste em ter bons resultados nos estados mais conservadores, irá "exigir" a escolha de um candidato a vice-presidente claramente conservador, capaz de motivar a base republicana, mobilizando-a em Novembro contra Obama e os democratas.
A possível escolha de Paul para VP seria uma aposta arriscadíssima. Embora seja claro que a tendência libertária está em clara ascenção no GOP, e Paul tenha mobilizado um eleitorado muito afastado dos republicanos, os mais jovens, parece-me que faltaria quem falasse ao "coração" dos republicanos conservadores sociais, que ainda são maioritários.
Este ticket seria de arrasar se Romney tivesse conquistado este eleitorado nas primárias....

Filipe Ferreira

2 comentários:

  1. Estou mais inclinado a acreditar que esse acordo, a existir, previsse que Rand (e não Ron) Paul estivesse no ticket de Romney.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o João Luís. A candidatura de Rand Paul teria muito mais lógica para o grupo libertário, já que Ron não teria idade para pleitear novamente a candidatura presidencial, após um eventual duplo mandato de Romney. Rand tem impecáveis credenciais libertárias, do mesmo modo que Ron, e não tem contra ele alguma controvérsia sobre racismo como no caso das newsletters de Paul.

    ResponderEliminar