sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Convenções 2012

Realizadas as duas convenções, pode dizer-se que os objetivos correram bem melhor aos Democratas do que aos Republicanos.

Enquanto a Convenção Republicana fica indelevelmente marcada pela intervenção de Clint Eastwood, mais do que qualquer outro orador, a Convenção Democrata contou com três grandes intervenções, uma em cada dia dos três dias de Convenção: Michelle Obama, Bill Clinton e Barack Obama.

Ambos procuraram cativar o eleitorado da classe média, o mais afetado e prejudicado com a situação económica. Neste âmbito, os Democratas apresentaram um discurso/programa correspondente às pretensões deste eleitorado, parte dele Democrata, mas descontente com os últimos quatro anos, dada a situação económica não ser a mais favorável. E a formação de Obama teve um especial cuidado em focar o eleitorado feminino e latino - Michelle Obama e Sandra Fluke, no campo feminino, e Julián Castro e Antonio Villaraigosa, no latino.

Ainda faltam dois meses para as eleições, os debates entre candidatos (três entre os candidatos a Presidente e um debate entre os candidatos a Vice-Presidente), por isso, dentro de uns dias as Convenções já são uma pertença do passado. De qualquer forma, serviram para mobilizar e conquistar partes do eleitorado. Dentro de uns tempos se saberá quem foi mais bem sucedido. Tendo em conta as duas Convenções, os Democratas foram bem sucedidos e muito devem à excelente intervenção de Bill Clinton.

CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário