quarta-feira, 25 de abril de 2012

Venham mais cinco


Como era expectável, Romney ganhou as cinco primárias de ontem. A reter, o falhanço total de Gingrich em mobilizar o eleitordo mais conservador e os bons resultados de Ron Paul. O GOP vai ter de falar para o eleitorado libertário, e esta já é uma grande vitória para Paul.

Filipe Ferreira

domingo, 22 de abril de 2012

The Florida connecction


A Florida vai ser um dos estados mais interessantes de seguir nestas eleições. Com um resultado imprevisivel, muitos consideram que a escolha de Romney para VP deveria recair em Rubio, uma das principais estrelas em ascenção do GOP. Entretanto, este já fez saber que o escolhido deveria ser o ex-governador da Florida, Jeb Bush.
Definitivamente a Florida está em alta.

Filipe Ferreira

terça-feira, 10 de abril de 2012

Santorum sai e Romney consagra-se como o candidato Republicano

Rick Santorum Drops Out: GOP Presidential Candidate Suspends 2012 Campaign

Há muito que se esperava o fim das primárias Republicanas. Se a disputa da Flórida tinha sido esclarecedora, como foi nas primárias Republicanas de 2008, quando Giuliani, o favorito, perdeu perante McCain neste Estado do sudeste, desta vez os candidatos com menos força conseguiram levar mais longe as suas pretensões, depois das primárias da Flórida (realizou-se no fim de Janeiro).

Gingrich, primeiro e de forma curta (nas vésperas da eleição na Flórida), Santorum, depois e de modo mais forte, foi o grande adversário do candidato mais forte, em termos de constância de favoritismo, Mitt Romney.

Santorum pára agora a sua corrida, pois o horizonte não lhe apresentava muito mais futuro e um problema de saúde de uma filha do candidato pode ter sido o suficiente para o antigo Senador da Pensilvânia colocar um ponto final numa carreira que, reconheça-se, superou todas as expectativas.

Santorum foi a grande surpresa destas primárias. Pouco se esperava dele, até Janeiro deste ano, quando ganhou a primeira eleição, o caucus do Iowa, ainda que, na noite eleitoral a vitória, por escassa margem tenha sido atribuída a Romney, que deste modo começou a gerar a dinâmica de vitória.

O tempo, até à Convenção Nacional Republicana, em Agosto, é de reagrupação dos Republicanos e esta tarefa de Romney não será fácil. No fundo, o grande denominador comum da união da direita norte-americana é Obama, ou melhor, o anti-obamismo.

O confronto entre os dois grandes campos políticos norte-americanos, Democratas e Republicanos, começa agora.
CMC

sexta-feira, 6 de abril de 2012

All in para Romney na Pennsylvania



Embora ainda faltem muitos estados serem chamados a votar, esta infografia mostra com clareza que a corrida republicana já tem um vencedor e este é Mitt Romney. A manter-se esta proporção de distribuição de delegados nas próximas primárias, o tão falado cenário de todos-contra-Mitt não passa de uma hipotese remota. Por mais que Santorum queira ir até à Convenção republicana ainda como candidato, julgo que será o próprio partido que se encarregará de lhe mostrar que quem ganha com isso será Obama e os democratas.
Dito isto, e vendo os números da Pennsylvania -Romney já lidera numa sondagem-, julgo que este deverá apostar tudo nesta campanha. Aquilo que ainda recentemente era quase uma impossibilidade estatistica, a sua vitoria no estado de Santorum, hoje é uma forte possibilidade. Romney tem de apostar tudo nesta campanha. Já!

Filipe Ferreira

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Começou a batalha da Pennsylvania



Depois das derrotas de Santorum desta semana, o seu estado natal da Pennsylvania irá ditar se este permanece ou não na corrida. Foi notícia que um dos seus staffers afirmou que a conquista deste estado era crítica para a sua campanha, mas os últimos números não são muito animadores. No estado que o elegeu diversas vezes para o Senado e onde desenvolveu a sua vida política, Santorum só tem, neste momento, 6 pontos de vantagem sobre Romney. Estes números mostram que Romney está numa dinâmica de crescimento, e como o link nos mostra, está a fazer campanha a todo o gás neste estado, mas tenho dúvidas que chegue para ganhar. Se isso acontecesse era verdadeiramente game over para Santorum.
Aguardemos então pela batalha da Pennsylvania.

Filipe Ferreira

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Para onde corre Santorum?


Depois de mais uma noite de vitórias para Mitt Romney em Maryland, DC e Wisconsin, o campo republicano está mais definido do que nunca. Parece claro para a generalidade das pessoas que quem vai defrontar Obama em Novembro será Romney e não nenhum outros dos candidatos republicanos. Se desde o início se sabia que Paul estava numa missão de divulgação dos seus ideais libertários, o declínio de votação de Gingrich fez com que este, embora continue na corrida, já tenha afirmado que o seu objectivo é moldar a plataforma republicana.
Resta Rick Santorum, que cada dia que passa radicaliza (ainda mais) o seu discurso e aposte numa convenção em que todos se unam para deter Romney. Porém, a realidade mostra que este é o momento em que todas as tendências do GOP se estão a inclinar para que Romney seja efectivamente o nomeado... e já.
Não vai faltar muito para que Santorum seja denunciado como um spoiler.

Filipe Ferreira