quinta-feira, 28 de junho de 2012

Condoleezza para VP?



E de um momento para o outro passamos a ouvir o nome da ex-Secretária de Estado de George W. Bush, Condoleeza Rice...
Na passada semana Condoleezza foi uma das principais estrelas do "retiro" que Romney fez com os seus principais doadores, gerando uma onda de elogios. Hoje surge esta notícia do lançamento de um Super PAC de apoio às mulheres republicanas.
Já algumas noticias davam como certo o facto de que Condoleezza estaria a ser uma das personalidades republicanas alvo do escrutínio para o cargo de vice-presidente mas fontes próximas da campanha Romney apressaram-se a desmentir.
Qualquer que seja o contexto, Condoleeza Rice vai ser incontornável para o fuuro do GOP.

Filipe Ferreira

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Obama e Romney disputam o Ohio




A campanha, embora ainda esteja morna, começa finalmente a dar alguns motivos de interesse. Obama e Romney estiveram no mesmo dia e praticamente à mesma hora no importante estado do Ohio e ambos proferiram discursos sobre a situação económica dos EUA.
Embora Obama tenha tentado introduzir novos temas de debate como a questão dos casamentos gay, e os conservadores tenham tentado que Romney tivesse abraçado uma agenda mais ligada aos family values, o principal tema de debate e de preocupação dos norte-americanos continua a ser a economia.

Filipe Ferreira

terça-feira, 5 de junho de 2012

Artistas com Obama


Há poucas semanas, George Clooney organizou um jantar de apoio a Obama, para recolher financiamento para a campanha. Cada entrada custava 40 mil dólares. Nessa noite, foram recolhidos 15 milhões de dólares. Desta feita, é a actriz Sarah Jessica Parker a organizar um jantar, em sua casa, com o casal Obama, para recolher verbas, e a oportunidade de jantar com o casal residente e recandidato à Casa Branca é possível, basta dar um contributo, mínimo, de 3 dólares e esperar que lhe caia em sorte a distinção de ir a casa do principal rosto da série de sucesso "O Sexo e a Cidade".

Resta saber qual a verba que este jantar irá angriar. Uma coisa é certa, este modelo, implementado pela campanha de Obama há quatro anos, é um sucesso e motiva milhares de pessoas, que nas suas possibilidades apoiam o seu candidato.

Ao contrário dos candidatos Republicanos, que geralmente contam com mais patronos como financiadores, os Democratas carecem mais de apoio popular para realizar uma boa campanha.

Bad blood: A história da relação de Bill Clinton e Barack Obama


Depois da Bill Clinton ter destruído os argumentos de Obama relativamente ao passado de Romney na Bain Capital, é hora de controlar os danos. Os últimos dias viram Bill Clinton em campanha com Obama ou a falar em sua defesa, atacando Romney.
Esta relação entre estes homens nunca foi fácil.
Em 2008, em plenas primárias democratas, foi Bill Clinton quem mais violentamente atacou Obama e este facto NUNCA foi esquecido. Quando Hillary foi convidada para Secretária de Estado, uma das condições impostas por Obama foi a divulgação total, não só das suas finanças pessoais, bem como da fundação de Bill Clinton, incluindo os doadores, que como se veio a ver, incluiam figuras da alta politica e finança internacionais. Este processo de vetting não contribuiu em nada para a criação de um bom ambiente. Hoje, Bill Clinton está "obrigado" a dar o seu apoio a Obama para garantir que Hillary seja a candidata democrata em 2016. Mas não deve ser nada fácil para Bill Clinton...

Filipe Ferreira