quinta-feira, 22 de março de 2012

Bush apela à unidade dos Republicanos


Jeb Bush é uma voz autorizada e influente no universo Republicano. Na eleição da Flórida não se envolveu muito, talvez porque uns dias antes se falara no seu nome para Vice de Romney, mas face ao descalabro da corrida Republicana, Jeb sai a terreiro, anunciar o apoio óbvio e secundar a direcção do seu Partido, para que não prolonguem mais a corrida. Está visto, quanto mais se arrasta, mais Obama sai reforçado. Porém, Santorum não se deve deixar levar por estes conselhos e continuará a corrida.
CMC

quarta-feira, 21 de março de 2012

CNN: Romney vence no Illinois


Primeiras projecções da CNN dão Romney a ganhar este estado por números muito confortaveis.

terça-feira, 20 de março de 2012

Um candidato dos valores mais do que da economia

Since winning primaries in Alabama and Mississippi, Santorum’s standard remarks have generally excluded an economic plan — the heart and soul of the message his chief GOP rival, Mitt Romney, repeats at event after event, day after day.

Santorum faz dos valores, conservadores, a causa e motivo da sua campanha, ao contrário de Romney, mais apostado, dado até o seu projecto de vida, na economia.

De facto, a economia será decisiva nesta eleição, mas como a História ensina, os valores, mesmo em tempo de dificuldades, podem ser um princípio bem superior ao económico, em especial nos Estados mais Republicanos e nos swing States, basta recordar a campanha de George W. Bush, em 2004 e o modo como ganhou no Ohio.

Santorum faz do seu ultra-conservadorismo uma causa que ganha mais força à medida que vai conquistado Estados.
CMC

domingo, 18 de março de 2012

Paul para VP?



Os boatos já não são de agora, mas a actual situação de impasse nas primárias republicanas, com Romney a não conseguir impor-se de uma forma clara a Santorum, vem revivar a boa relação daquele com Ron Paul.
Quem viu a maior parte dos debates notou certamente que em raríssimas ocasiões Paul atacava Romney. Pelo contrário, em diversas vezes foi este que defendeu Romney dos ataques dos outros candidatos. Se Romney confirmar o seu estatuto de frontrunner, a dificuldade deste em ter bons resultados nos estados mais conservadores, irá "exigir" a escolha de um candidato a vice-presidente claramente conservador, capaz de motivar a base republicana, mobilizando-a em Novembro contra Obama e os democratas.
A possível escolha de Paul para VP seria uma aposta arriscadíssima. Embora seja claro que a tendência libertária está em clara ascenção no GOP, e Paul tenha mobilizado um eleitorado muito afastado dos republicanos, os mais jovens, parece-me que faltaria quem falasse ao "coração" dos republicanos conservadores sociais, que ainda são maioritários.
Este ticket seria de arrasar se Romney tivesse conquistado este eleitorado nas primárias....

Filipe Ferreira

quinta-feira, 15 de março de 2012

Michael J. Fox em contínua busca pelo futuro digno



Michael J. Fox, uma grande referência da década de 80, continua a ser um herói e este testemunho é mais um contributo que dá à causa que defende há muito.

Vale a pena referir: uma eleição não é apenas uma escolha de pessoas, é também a escolha de causas e propostas políticas.

Fox continua a lutar pelo futuro mais digno para muitas pessoas e a Ciência e a Educação, que Santorum tanto desconsidera, são pilares essenciais da Dignidade a que todos, enquanto Seres Humanos, temos direito.
CMC

quarta-feira, 14 de março de 2012

Santorum disputa a liderança a Romney

Romney teve ontem um dos piores dias eleitorais, nas duas primárias mais importantes, Alabama e Mississipi, ficou em terceiro. O grande vencedor foi o surpreendente, ou nem tanto, Rick Santorum.

Apesar do grande favoritismo, Romney tem o seu principal rival em Santorum, que de eleição para eleição vai fazendo o seu caminho e somando vitória atrás de vitória.

Será Santorum capaz de conquistar a nomeação? Duvido, mas está a fazer a vida de Romney mais complicada e acaba por demonstrar a enorme fragilidade da candidatura de Romney, que tem uma enorme dificuldade em entrar no eleitorado tradicional Republicano do Sul.

Novo e importante teste será no próximo dia 20, no Illinois, onde, a priori, Romney deverá ter vantagem.
CMC

Caça ao delegado


O momento é mesmo de Rick Santorum. Depois de meses a fio em que os media pouco ou nada lhe ligavam, aos poucos foi-se convertendo num candidato "a sério" e hoje é claramente um dos dois possiveis nomeados do GOP para as presidenciais de Novembro. O seu enfoque nos valores, ao contrário de Romney e a sua boa aceitação no eleitorado blue-collar têm-lhe dado excelentes resultados, como se viu no Alabama e no Mississippi.
Como podemos observar pelo quadro de delegados, Santorum ainda está muito atrás de Romney, mas neste momento este encontra-se na defensiva. Romney conta com um grande apoio da máquina republicana, daí que muitos daqueles delegados que ainda não definiram o voto o façam com muita probabilidade no ex-governador do Massachussets. Mas, se Romney continuar a perder estados, tudo pode mudar...

Filipe Ferreira

terça-feira, 13 de março de 2012

Obama continua a liderar


Nova sondagem indica uma descida de Obama e a aproximação dos adversários Republicanos, nomeadamente Mitt Romney.

Porém, como todos sabemos, a começar nos Republicanos, se a eleição fosse hoje, e perante as presentes condições, Obama obteria a reeleição.

Mesmo baixando, Obama lidera. E se há dúvidas de parte da força da candidatura Democrata, são as primárias Republicanas de hoje, no Alabama e Mississipi.
CMC

domingo, 11 de março de 2012

Romney: Que estratégia sulista? Aguentar!



Embora Romney tenha conseguido o maior número de vitórias na super terça-feira, falhou naquilo que era essencial: não deu o golpe final em nenhum dos seus opositores e ainda viu Santorum ganhar algum fôlego.
O dia de ontem foi marcado pela vitória de Santorum no Kansas, por 51%, mas Romney passou ao lado dessa campanha e está a apostar em ser competitivo nos estados do Sul que, em teoria, lhe são muito adversos. O super-PAC que o apoia está a atacar em força Santorum, como o ilustra esta foto de um info-mail que foi enviado para os eleitores no Alabama.
Não acredito que Romney possa ter grande sucesso nos estados do Sul, muito mais próximos das posições de candidatos como Gingrich e Santorum. Penso que a estratégia de Romney passa por aproveitar a divisão do eleitorado conservador entre os outros dois candidatos e ter resultados no Sul que lhe permita chegar a estados mais importantes como o Illinois em condições de os vencer. Romney terá de fazer campanha para não ser relegado para a terceira posição nos estados do Sul e assim permitir que Gingrich e Santorum, especialmente este, ganhem momentum numa altura tão crucial da campanha. A estratégia é arriscada, mas Romney tem o dinheiro e a organização que lhe permitem aplicá-la no terreno. Até lá... a campanha vai endurecer muito.

Filipe Ferreira

quarta-feira, 7 de março de 2012

Reviravolta no Ohio: Romney passa para a frente


Depois de Santorum ter liderado o Ohio a maior parte da noite, Romney passou para a frente mesmo no final. 

CNN: Romney ganha no Idaho


O Idaho tornou-se no 4º estado ganho por Romney

CNN: Santorum vence no Dakota do Norte

O Dakota do Norte tornou-se na terceira vitória da noite para Santorum

CNN: Romney esmaga no Massachussets


Mais uma confirmação.

CNN. Tennessee para Santorum?


Se o Ohio vale pela sua representação do eleitorado nacional e por ser um swing state, o Tennessee por ser um importante estado do Sul credibiliza Santorum como um verdadeiro candidato nacional.

CNN: Romney à frente no Vermont



Em Vermont, Romney parte à frente.

CNN: Romney à frente no Ohio


A CNN acabou de anunciar que no principal palco de disputa eleitoral de hoje é Mitt Romney que lidera, mas seguido de perto por Santorum

CNN: Romney na frente na Virginia


Romney na frente na Virginia,: Ron Paul segura um distante segundo lugar numa eleição appenas a dois

CNN: Gingrich vence na Georgia


De acordo com as primeiras previsões da CNN, Gingrich vence na Georgia: Este sempre tinha sido o seu objectivo. A Sua super tuesday já está feita... Como o Carlos já tinha referido, a verdadeira corrida vai ser no Ohio. Aguardemos...

terça-feira, 6 de março de 2012

O grande feito dos candidatos Republicanos


Os candidatos Republicanos conseguiram o mais difícil. Nenhum cativa. Não admira que no Partido muitos sejam os dirigentes insatisfeitos com esta campanha, mais propícia a afectar o campo Republicano do que a fragilizar Obama.
CMC

segunda-feira, 5 de março de 2012

A um dia da grande decisão?

No sábado, Romney ganhou mais uma disputa, no Estado praticamente esquecido de Washington (não confundir com a capital dos EUA, este Estado encontra-se na costa ocidental, lado do Pacífico). Esquecido porque a campanha Republicana neste Estado, há décadas dominado pelos Democrata, foi quase desprezada pelos candidatos, mais empenhados na importante super Tuesday - eleições em 11 Estados.

É provável que o dia de amanhã ainda não confirme a consagração de Romney, como o candidato Republicano, agora que cresce o incómodo nas hostes Republicanas, por a corrida das primárias se estar a transformar numa guerra de egos pessoais e, assim, favorecer a candidatura de Obama. Romney deverá triunfar, na globalidade, mas Santorum deve somar algumas vitórias que lhe permitem continuar a alimentar a chama da sua candidatura.

Do dia de amanhã, e a pensar em Novembro, importa depositar alguma atenção aos resultados do sempre importante e decisivo Ohio, onde Romney e Santorum estão quase empatados, com ligeira vantagem, de acordo com as sondagens, para o antigo Governador do Massachusetts. De Gingrich, provavelmente, só o bom resultado no grande Estado da Geórgia.
CMC